Psoríase nos Pés?

 

 

Quais as formas de psoríase que podem afectar os pés? 

 

Diferentes tipos de psoríase afectam diferentes partes do pé. A psoríase pode envolver os dedos, a planta e o peito do pé.

 

 

Porque é que os pés são particularmente vulneráveis à psoríase? 

 

A pele grossa da planta dos pés protege as artérias, nervos e músculos. A planta dos pés tem que suportar o peso do corpo, que é distribuído entre os dedos e o calcanhar; a curvatura do pé fornece a força e flexibilidade necessárias. Quando a pele dos dedos e dos calcanhares está inflamada, produz uma espessa camada de pele morta, de fraca qualidade, o que origina pele gretada dolorosa. Estas fissuras facilitam a penetração das bactérias na pele o que provoca a disseminação da inflamação. O problema é exacerbado quando os doentes são altos ou têm excesso de peso, têm pé plano ou um trabalho que requer estar de pé durante longos períodos de tempo. As actividades como o jogging e a aeróbica também agravam a inflamação.
Quando as veias da perna estão inchadas, os vasos sanguíneos da almofada plantar também incham. Isto estica a pele e aumenta a probabilidade do aparecimento de psoríase neste local.

 

 

Independentemente do uso de medicação, como posso proteger os meus pés? 

 

Durante as exacerbações, deve demolhar os seus pés em água salgada durante 10 minutos, três vezes ao dia. Afaste os seus dedos para que todo o pé fique em contacto com a água. De seguida, seque minuciosamente os seus pés, dando particular atenção à área interdigital (entre os dedos). Durante o verão, recomenda-se a lavagem diária dos pés. Qualquer creme que seja prescrito deve ser aplicado com moderação, devendo-se limpar o excesso de creme que não foi absorvido pela pele ao fim de 10 minutos.
A pele dos calcanhares seca e greta com frequência. Se este for o caso, pode utilizar um saco de polietileno estanque ao ar durante algumas horas todas as noites para humidificar a pele e amaciar as fissuras. No Inverno, os pés devem ser mantidos quentes, particularmente se tem má circulação de sangue nas pernas e se os seus pés tendem a ficar frios.

 

 

Quais os sapatos adequados no caso de ter psoríase dos pés? 

 

O calçado deve ser leve e confortável. Os sapatos bicudos podem danificar a pele e os ossos, especialmente nas crianças. Prefira calçado de couro em vez dos que são feitos de materiais sintéticos, porque absorvem melhor a humidade.


Pode comprar palmilhas de espuma, cortiça ou de gel, que ajudam a aliviar a pressão na pele. Também pode usar palmilhas de polímeros que actuam como absorsores do choque e protegem a pele em cicatrização. Estas podem ser usadas com sapatilhas (ténis) de boa qualidade, que devem ser macias e feitas de material transpirável.


Evite peúgas, meias ou meias-calças (collants) de fibras sintéticas.

 

 

As alergias têm um papel na psoríase dos pés? 

 

A fivela metálica de um sapato pode desencadear uma reacção alérgica, tal como a borracha ou os sais de crómio utilizados nos sapatos de couro. Os químicos presentes nos sapatos sintéticos também podem causar uma reacção. Precisa de descobrir que tipo de sapato é melhor tolerado pela sua pele durante os períodos de exacerbação.

 

 

O que devo fazer quando tenho lesões nos dedos dos meus pés? 

 

A psoríase dos pés precisa de ter cuidados especiais. Quando a pele entre os dedos está constantemente húmida, cria um microclima que encoraja o crescimento de fungos e bactérias. Pode então desenvolver-se uma infecção em volta dos dedos e das unhas.
As unhas dos pés devem ser cortadas com regularidade, devendo-se cortar cuidadosamente as extremidades para ter a certeza que estas não penetram na pele. Use um corta-unhas ou a base de uma tesoura (local em que as duas lâminas se encontram) para cortar as unhas direitas.

 

 

O que devo fazer quando a pele começar a sarar? 

 

Quando a inflamação cede, a pele da planta dos pés pára de produzir escamas. A pele mantém-se vermelha, mas não está particularmente dura. Esta leva algum tempo a recuperar a sua elasticidade. Para protegê-la, deve certificar-se que a sua pele não está nem demasiado seca, nem demasiado húmida, um equilíbrio difícil de manter. 

 

Pontos chave 

  • Quando a psoríase afecta os seus pés é essencial uma boa higiene diária.
  • A pele gretada e dolorosa dos pés pode causar um grande desconforto. É preferível ser paciente e deixar a sua pele sarar sozinha entre as lavagens, para ter a certeza que não é criado um ciclo vicioso de inflamação e infecção.

  

 

Enviar a um amigo Imprimir Voltar ao início Adicionar aos favoritos Limitação de responsabilidade
Søgaard & Co. - Mere web for pengene